sábado, 13 de janeiro de 2018

AJALÁ - O OLEIRO PRIMORDIAL, O FAZEDOR DE CABEÇAS

AJALÁ - O OLEIRO PRIMORDIAL, O FAZEDOR DE CABEÇAS

"No princípio dos tempos da Criação, Odudua havia criado a Terra, Oxalá havia criado o homem, seus braços, pernas, seu corpo, Olórúm lhe insuflou o èmí (respiração divina), a vida. Mas Oxalá havia se esquecido da cabeça. 

Então, Olórúm pediu à Àjàlà, o oleiro divino, para confeccioná-la. Àjàlà quando foi confeccionar Orí pediu a ajuda de Odú, e assim todos os Odús ajudaram Àjàlà a confeccionar Orí. Àjàlà foi incumbido de modelar as cabeças humanas com a lama do fundo dos rios, e outros elementos da natureza. Ele moldava as cabeças e as assava em seu forno. Depois que Àjàlà terminava de fazer os ori, Obatalá soprava neles o seu emi e lhes dava vida.

Entretanto, Àjàlà tinha o hábito de se embriagar enquanto cozia o barro, e criou muitas cabeças defeituosas, queimando algumas e deixando outras com o barro cru. Por isso, a causa dos problemas que muitas pessoas apresentam antes da iniciação seria exatamente um Orí cru, queimado, ou mal proporcionado, devido a uma bebedeira de Baba Àjàlà."

Zuquichiuhqui: el alfarero

Zuquichiuhqui: el alfarero El que da un ser al barro: de mirada aguda, moldea, amasa el barro. El buen alfarero: pone esmero...